Se você é artesã e deseja conseguir vender mais e melhor, então não pode deixar de encantar suas clientes. Somente assim você poderá fidelizar mais e diferenciar-se da concorrência.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, resolvi postar essas 5 dicas para você surpreender sua cliente e dar mais destaque à sua marca. Leia esse post e comece já a ganhar elogios!
Dicas para encantar as clientes do seu artesanato
#1: ofereça um produto diferenciado
Antes de qualquer coisa, você precisa oferecer um trabalho que seja original e de boa qualidade, que tenha um diferencial aos olhos das clientes.
“Pense nos detalhes que podem agregar valor a seu produto, de maneira a inspirar o desejo da clientela e a destacar a sua marca.
Em outras palavras, aposte em um artesanato criativo e único!”
De fato, quanto mais diferenciado é um produto, mais as pessoas tendem a olhá-lo como um artigo de qualidade superior.
Se você conseguir gerar essa percepção em suas clientes, conseguirá não somente encantá-las, como, também, aumentar suas margens de lucro.
#2: preste um atendimento de excelência
Contudo, ter produtos diferenciados não é o suficiente para encantar. É preciso, ainda, que você preste um atendimento de excelência, que surpreenda suas clientes. Veja algumas dicas a seguir!
Tire todas as dúvidas
Responda a todas as dúvidas de suas clientes de maneira rápida e clara. Para isso não deixe de verificar sempre se há mensagens ou comentários nos canais digitais que você mantém.
Entregue antes do prazo
Para quem opta pelo trabalho em casa com entregas de artesanato, o ideal é atender aos pedidos com o máximo de celeridade. Assim, você poderá surpreender suas clientes entregando as encomendas antes do prazo combinado.
Atenção às embalagens
Capriche nas embalagens! As pessoas que compram artesanato têm o hábito de reparar no zelo dos produtores e as embalagens são uma ótima forma de demonstrar isso. Ademais, elas agregam valor ao produto final.
#3: ofereça brindes
Uma forma bastante eficiente de encantar suas clientes é oferecer brindes. Com isso, você mostra às pessoas que não está interessada somente nas vendas.
Dito de outro modo, essa é uma estratégia que você pode utilizar para fortalecer o relacionamento com suas clientes.
Os brindes podem ser bombons acompanhados de cartas de agradecimento ou outras peças. Que tal oferecer a elas um lindo casal do Mickey e da Minnie?
#4: cuidados ao anunciar seu produto na internet
Se você planeja anunciar seus produtos em marketplaces ou em redes sociais, deve ficar atento a alguns detalhes importantes.
Por exemplo, as fotos devem ser nítidas, mostrando o produto em diversos ângulos. Além disso, melhore a descrição do seu produto, descrevendo-o em detalhes para não gerar dúvidas.
Tenha em mente que anúncios mal feitos tendem a gerar suspeitas nas clientes, desencorajando as compras.
Você também pode publicar fotos em outras plataformas como o Pinterest, se quiser saber mais, leia o artigo aqui do BLOG sobre o PINTEREST.
#5: clientes especiais merecem atenção especial
Você não deve deixar de dar a devida atenção às clientes já fidelizadas. Muito pelo contrário! Essas clientes são as que necessitam de uma atenção toda especial.
De fato, você não deve medir esforços para manter o relacionamento com essas pessoas. Procure sempre mantê-las por “perto”.
Uma forma de fazer isso é criar grupos fechados para anúncios de ofertas exclusivas e oferecimento de cursos sobre artesanato, o que ajuda a segmentar sua clientela.
Além disso, essa é uma maneira de demonstrar para essas clientes já fidelizadas o quanto elas são especiais para você.
Encante clientes e fature mais com seu artesanato!
Se você deseja ganhar uma renda extra ou fazer de seu hobby uma profissão, não pode deixar de encantar suas clientes. Essa é a única maneira de destacar seu negócio e vencer a concorrência acirrada.
De fato, para vender bem seu artesanato, você precisa dar o máximo de atenção à sua clientela, sempre oferecendo algo a mais e caprichando no atendimento e na confecção dos produtos.
Quais estratégias você utiliza para encantar suas clientes e mantê-las fiéis a seu negócio? Deixe um comentário!
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[…] Ainda assim, a proteção adicional: se o seu artesanato tiver partes frágeis ou que possam se soltar, envolva-as em uma camada extra de proteção, como papel de seda ou bolhas de ar. Etiquetagem clara: certifique-se de que o pacote esteja claramente rotulado com o nome e endereço do destinatário, bem como o seu próprio nome e endereço como remetente. Opções de entrega segura: considere utilizar serviços de entrega que ofereçam rastreamento e assinatura de recebimento para garantir que seus trabalhos artesanais sejam entregues nas mãos corretas. […]